Saiba como formar uma Comissão de Formatura na sua turma!

A Comissão de Formatura é o pontapé inicial da realização da sua formatura dos sonhos. Mas o que é a Comissão? Ela é um grupo de colegas da turma que se se dispõem a cuidar das questões práticas e estratégicas de uma formatura, tais como ser o porta-voz da turma junto a instituição de ensino, buscar e definir a empresa de formatura que organizará os eventos, executar as atividades e cuidar do fundo da formatura. Ela é quem faz o meio de campo entre as decisões da turma e a empresa responsável.

Mas para quem pensa que participar da comissão só envolve questões burocráticas, existem algumas vantagens em fazer parte da comissão de formatura, como tomar as decisões da própria formatura, participar de eventos testes, desenvolver seu senso crítico e criativo e ganhar visibilidade na turma.

Uma dúvida muito comum é em relação ao tamanho da Comissão. Uma comissão de formatura funcional tem, em média, 10% da sala como integrantes. Esse número sofre alterações de acordo com a quantidade de alunos totais, ou seja, quanto maior o número de alunos menor a porcentagem, quanto menor o número de alunos, maior a porcentagem de participantes na comissão. Tudo isso para deixar a comissão mais democrática o possível. É importante levar em consideração que um grupo menor de integrantes tem mais facilidade de encontrar-se.

Fazer parte da Comissão significa ter responsabilidades. Todos os participantes têm direitos e deveres, devendo cada um seguir com a sua atividade estabelecida. Os cargos normalmente são divididos em Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretário e Eventos (essa divisão pode variar dependendo do número de alunos envolvidos). Eles podem ser definidos por votação da turma ou em conversa interna.

Durante as reuniões da Comissão é importante documentar tudo em atas. A turma é formada por colegas, então, para não deixar espaço para dúvidas ou questionamentos é importante ter uma comunicação ativa sobre as decisões que devem ser tomadas e nas chamadas para reuniões entre a Comissão e o restante da turma.

Quer saber mais sobre a Comissão ou sobre qualquer outro assunto que envolve uma formatura? Entre em contato com a Ticomia!