Melhores formas para conseguir estágio

Tão importante quanto aprender toda a teoria sobre a sua futura profissão na faculdade, é colocar esses conhecimentos em prática. Nada melhor para isso que começar um bom estágio! Nessa fase, o objetivo principal não é a remuneração, mas sim conhecer o mercado e entender como aplicar tudo aquilo que está estudando. Um estágio é essencial para qualquer estudante, é com ele que você vai adquirir experiência para estar preparado para os reais desafios da sua carreira. Para conseguir aproveitar ao máximo este momento, separamos algumas dicas de como encontrar o estágio ideal. Confira:

Currículo

Se este for o seu primeiro estágio, não tem problema. O currículo, neste início, não precisa ter experiência profissional. Para tornar o seu documento atrativo e interessante, você deve colocar suas experiências de vida. Aqui podem ser citados projetos sociais que tenha participado, cursos variados como idiomas e computação, por exemplo. Vale citar também viagens internacionais, intercâmbios ou outras experiências gerais. Nunca fale em assuntos íntimos e familiares. Além disso, não esqueça de colocar seus dados de telefone, e-mail, idade sempre atualizados. Eles serão essenciais para que a empresa entre em contato com você.

Redes Sociais

Além de um bom currículo, atualmente as empresas pesquisam bastante sobre o candidato também em suas redes sociais. Sabemos que estes perfis são bastante pessoais, porém, para não correr o risco de perder uma vaga legal, tenha cuidado com o que posta nas redes para que sua postura não seja julgada na hora da seleção.

Entrevista

Uma vez chamado para conversar na empresa, esteja preparado para a entrevista. Isto não significa ir de terno e gravata e fingir ser outra pessoa. Apenas certifique-se de escolher uma roupa adequada ao estilo da empresa, saiba ouvir, seja sempre sincero, evite falar demais ou usar muitas gírias e sempre responda o que lhe for perguntado. Outra dica importante é, antes de ir ao encontro, acesse o site e busque informações sobre a empresa que está oferecendo a vaga, isso contará pontos no momento da entrevista.

Busque as oportunidades

Por mais que esteja preparado, não espere que a vagas venham até você. Vá atrás das oportunidades! Entre em contato com amigos que já estejam no mercado, pergunte na faculdade, faça contatos! Além disso, você pode se cadastrar em sites de recrutamento online. Alguns como CIEE, BRED são específicos para oportunidades de estágio. Outra dica é buscar sempre em grupos e páginas no Facebook que falem de estágio e é claro, no famoso Linkedin. Não esqueça de, assim como no currículo, deixar o seu perfil sempre atualizado por lá.  

Temos certeza que seguindo estas dicas simples em breve você estará num estágio legal, rumo a uma carreira de sucesso! Boa Sorte!