Ideais de pratos simples e deliciosos para o Dia das Mães

Dia das mães é sempre especial! Momento de curtir aquele domingo bem família, todo mundo juntinho com muito amor e um belo almoço. Mas deixar a mamãe na cozinha no dia dela não tem nada a ver, né? E tentar procurar restaurante pode ser uma fria. Os lugares mais legais da cidade costumam ficar lotados nesse dia e o que tinha tudo pra ser um dia agradável, pode se tornar bem estressante. Uma boa então para surpreender a grande homenageada do dia é se arriscar na cozinha e preparar uma comidinha ao estilo masterchef! Calma, não precisa tanto. Junte os irmãos, separe os ingredientes e escolha uma das receitas super práticas e gostosas que separamos para esse Dia das Mães.

ESCONDIDINHO DE FRANGO COM PURÊ DE BATATA

Ingredientes

1 kg de frango cozido e desfiado

2 colheres (de sopa) de óleo

1 cebola média picada

3 dentes de alho amassados

2 tomates picados

6 batatas médias cozidas e amassadas

1 ovo

1/2 xícara (de chá) de leite

1 colher (de sopa) de manteiga

Sal a gosto

150 g de queijo muçarela em fatias ou ralado

Modo de Preparo

Frite o alho no óleo, junte a cebola e frite um pouco mais. Junte o tomate e deixe murchar. Acrescente o frango cozido e desfiado, tempere com sal e mexa bem. Coloque em um refratário e reserve.

Para o purê – Em um recipiente junte a batata cozida e amassada, o leite, o ovo, a manteiga e misture muito bem. Coloque o sal e mexa novamente. Coloque o purê no refratário, por cima do frango. Cubra com o queijo muçarela e leve ao forno médio para gratinar.

 

LASANHA A BOLONHESA

Ingredientes:

500g de queijo mussarela fatiado

1 pacote de massa para lasanha pré-cozida 

1/2kg de carne moída 

1 caixinha de molho de tomate

molho branco de sua preferência (você pode fazer ou comprar pronto)

azeite extra-virgem

cebola e alho

sal

folhas de louro

orégano desidratado

Modo de Preparo

Pique a cebola e o alho, coloque um pouco de azeite na panela e deixe dourar. Acrescente a carne moída e mexa as vezes. Deixe a carne cozinhar bem até começar a fritar e grudar. Depois coloque o molho, acerte o sal, mas não coloque muito porque ainda vamos acrescentar a mussarela e o orégano. Se necessário acrescente um pouco de água filtrada. Jogue umas 6 folhas de louro, tampe e deixe refogar. Desligue o fogo e reserve. Agora começa a montagem, mas antes pré-aqueça o forno à 180 graus. Para uma lasanha só, faça num refratário grande, para duas lasanhas, divida os ingredientes. Coloque o molho primeiro, depois forre com uma camada de massa. Cubra com a mussarela, uma camada de molho branco e outra do molho bolonhesa. Comece o processo novamente, até a última camada ser de massa. Cubra com molho bolonhesa, salpique queijo parmesão ralado, um pouco de orégano e cubra com papel alumínio. Leve ao forno e deixe por +ou- 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos. Vá observando, pois vai depender muito do desempenho do seu forno. Pronto. Agora é só servir e se deliciar!

 

MASSA COM PROVOLONE E BRÓCOLIS

Ingredientes

500g de massa no formato de sua preferência

2 xícaras de brócolis já cortadinhos e cozidos no vapor

2 xícaras de molho branco (compre pronto)

1 colher de sopa de mostarda Dijon (ou a amarela comum)

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Páprica a gosto

1 xícara de provolone ralado

1/4 xícara de parmesão ralado

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus. Cozinhe a massa em ponto al dente, de acordo com as instruções do pacote. Enquanto isso, cozinhe o brócolis no vapor ou então na panela com água quente. Escorra o brócolis e reserve.

Enquanto isso, prepare o molho branco, conforme as instruções da caixa. Quando o molho estiver pronto, acrescente o queijo provolone, a mostarda e continue mexendo.

Em uma forma que possa ir ao forno, espalhe o brócolis e junte a massa cozida com o molho que acabamos de preparar. Cubra com parmesão ralado e leve ao forno até que o queijo esteja gratinado (entre 15 e 20 minutos). Sirva em seguida!

Pronto, opções para o prato principal você já tem! Agora é só escolher a sua receita preferida e soltar a criatividade na cozinha. Para a sobremesa? Um bom sorvete com calda de brigadeiro é fácil e todo mundo ama! Mas se quiser caprichar no brigadeiro você pode fazer esse que ensinamos aqui: Receitas de República. Sucesso no almoço e Feliz Dia para todas as mamães!