Dicas para montar um bom currículo

Investir na carreira é essencial! Ao longo do tempo todo bom profissional acumula diplomas, especializações, experiências, enfim, uma bagagem de extrema relevância. Mas como mostrar tudo isso para o mercado? O currículo é há muito tempo a principal ferramenta de apresentação de todo profissional. E acredite, a forma como ele é estruturado, redigido, formatado faz muita diferença. Um currículo bem feito, além de agregar valor à sua candidatura, pode se tornar também uma vantagem competitiva. Nunca esqueça que este documento é a primeira impressão que a empresa terá de você, portanto tenha todo cuidado e atenção ao montar o seu. Selecionamos algumas dicas para que o seu currículo seja claro, eficaz e aumente suas chances no momento da seleção. 

Formatação

É tentador inovar no formato de um currículo. Mas a não ser que seja essa sua linha de trabalho, publicidade, design, artes, o melhor mesmo é investir no currículo básico. O estilo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.

As informações devem seguir a sequência de:

Dados Pessoais:

Seja direto e sucinto. O empregador precisa mesmo saber o seu RG e CPF? Provavelmente não. Então utilize apenas nome completo, e-mail, telefone de contato, cidade onde mora, idade ou data de nascimento (opcional). Caso seja relacionado com o seu trabalho, o endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver).

Objetivo:

Seu objetivo profissional deve ser descrito em poucas linhas. É legal apresentar uma área de atuação bem definida e comunicar, de maneira rápida e genérica, com o que você trabalha. Aproveite também para ressaltar suas características positivas. Tente conectá-las com suas experiências profissionais, apontando como colaboraram para sua carreira.

Formação:

Liste todos os cursos de Nível Superior e Especializações que tenha feito, sempre na ordem do último para o primeiro. É importante citar também, modalidade do curso, título do curso, instituição e período (data início e conclusão ou previsão de conclusão). Cursos curtos e de menor relevância podem ser citados ao final.

Experiência Profissional:  

Aqui devem entrar suas experiências mais atuais e relevantes. Capriche nas informações, pois elas serão as mais relevantes do seu currículo. A ordem das experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga e não esqueça de citar nome da empresa onde trabalha ou trabalhou, período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela), último cargo ocupado ou função realizada e descrição das suas atividades nesta empresa. Se ainda não tiver nenhuma experiência profissional, coloque o que tiver de trabalho voluntário, estágios, missões escolares. O que você achar que pode ser relevante para o cargo que pretende ocupar.

Idiomas e outros cursos:

Coloque os idiomas que conhece e o nível de conhecimento que possui. Caso seja relevante, cite também onde estudou e seus certificados. Após idiomas, cite cursos complementares que possa ter feito, como informática. Cite ainda experiências internacionais, participação em congressos e o que mais julgar interessante para a sua área.

Layout:

Em geral, seu currículo deve ser bem escrito, ter as informações bem organizadas e um design simples. O ideal, segundo Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, é que as margens sejam amplas, a fonte do texto limpa e que o negrito e itálico sejam usados de maneira seletiva. Porém, se for de uma área que exija maior criatividade como publicidade, design, você pode ousar no layout para impressionar o recrutador de primeira. No Pinterest tem várias inspirações, dê uma olhada nas melhores aqui.

Para finalizar, revise atentamente tudo o que escreveu. Leia e releia todas as informações com calma. Peça também para algum amigo mais experiente revisar ou caso seja possível, contrate um revisor. Erros de português e diferenças de formatação ao longo do texto passam a ideia de desleixo. Além disso, seja sincero, objetivo e carismático. Temos certeza que irá encontrar uma boa posição no mercado de trabalho. Boa sorte!